MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
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MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
Observações:
- Evitar o uso da 1ª pessoa (singular ou plural), utilizando a impessoalidade no texto – 3ª p.singular.
- Utilizar letra arial 12.
- Sem necessidade de capa.
- Montar de forma direta e em tópicos.
- Uma página (folha A4)
MODELO:
1) Título:
2) Dados:
Nome completo (número - turma)
3) Problema:
QUAIS AS QUESTÕES A SEREM RESOLVIDAS? Apresentar as questões específicas, isto é, os problemas a que você pretende responder, ou apontar soluções, com a pesquisa. É a problematização do tema abordado na pesquisa. É ou são a(s) questão(ões) a ser(em) solucionada(s). Que questionamentos foram levantados acerca do tema, ao fazer a leitura sobre o assunto tratado? Que críticas podem ser feitas ao se examinar a questão? O tempo verbal deve ser, preferencialmente, o condicional – futuro do pretérito, porque são conjecturas, revelam dúvidas
4) Objetivo:
O QUE FAZER? Apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos. Relacionam-se às respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que será feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.
5) Hipóteses:
Trata-se de uma resposta provisória ao problema da investigação. Deve(m) ser elaborada(s) a partir de fontes diversas, tais como a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuição. Deve(m) ser específica(s), clara, direta. Deve(m) ter conceitos claros).
6) Desenvolvimento:
(COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE? consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada - bibliográfica, documental, de campo, descritiva, exploratória, investigativa-, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados. Indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico. Definição dos instrumentos e procedimentos para análise dos dados:
a) definição da amostragem: a pesquisa qualitativa não se baseia em elementos numéricos para garantir sua representatividade. Pergunta-se “quais indivíduos sociais têm uma vinculação mais significativa para o problema a ser investigado?”.
b) Coleta de dados: definir as técnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo -entrevistas, observações, formulários, história de vida - como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anuários, censos.
c) Organização e análise dos dados – deve-se escrever com clareza como os dados serão organizados e analisados. Por exemplo, as análises de conteúdo, de discurso, ou análise dialética são procedimentos possíveis para análise e interpretação dos dados, e cada uma dessas modalidades preconiza um tratamento diferenciado para a organização e sistematização dos dados.
Você pode subdividir este item em – Tipo de pesquisa - descritiva? Comparativa? Exploratória? Documental? Histórica? Estudo de caso?; Fontes da pesquisa – bibliografia, pessoas-operadores, documentos, leis, doutrinas; Coleta de dados – esclarecer como, quando e onde você buscará os dados da parte específica da sua pesquisa; Análise dos dados – dizer como procederá para analisar os dados que obtiver na parte específica da sua pesquisa).
7) Referências:
Listar todas as obras lidas para fazer sua pesquisa, respeitando as normas da ABNT.
- Evitar o uso da 1ª pessoa (singular ou plural), utilizando a impessoalidade no texto – 3ª p.singular.
- Utilizar letra arial 12.
- Sem necessidade de capa.
- Montar de forma direta e em tópicos.
- Uma página (folha A4)
MODELO:
1) Título:
2) Dados:
Nome completo (número - turma)
3) Problema:
QUAIS AS QUESTÕES A SEREM RESOLVIDAS? Apresentar as questões específicas, isto é, os problemas a que você pretende responder, ou apontar soluções, com a pesquisa. É a problematização do tema abordado na pesquisa. É ou são a(s) questão(ões) a ser(em) solucionada(s). Que questionamentos foram levantados acerca do tema, ao fazer a leitura sobre o assunto tratado? Que críticas podem ser feitas ao se examinar a questão? O tempo verbal deve ser, preferencialmente, o condicional – futuro do pretérito, porque são conjecturas, revelam dúvidas
4) Objetivo:
O QUE FAZER? Apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos. Relacionam-se às respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que será feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.
5) Hipóteses:
Trata-se de uma resposta provisória ao problema da investigação. Deve(m) ser elaborada(s) a partir de fontes diversas, tais como a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuição. Deve(m) ser específica(s), clara, direta. Deve(m) ter conceitos claros).
6) Desenvolvimento:
(COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE? consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada - bibliográfica, documental, de campo, descritiva, exploratória, investigativa-, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados. Indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico. Definição dos instrumentos e procedimentos para análise dos dados:
a) definição da amostragem: a pesquisa qualitativa não se baseia em elementos numéricos para garantir sua representatividade. Pergunta-se “quais indivíduos sociais têm uma vinculação mais significativa para o problema a ser investigado?”.
b) Coleta de dados: definir as técnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo -entrevistas, observações, formulários, história de vida - como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anuários, censos.
c) Organização e análise dos dados – deve-se escrever com clareza como os dados serão organizados e analisados. Por exemplo, as análises de conteúdo, de discurso, ou análise dialética são procedimentos possíveis para análise e interpretação dos dados, e cada uma dessas modalidades preconiza um tratamento diferenciado para a organização e sistematização dos dados.
Você pode subdividir este item em – Tipo de pesquisa - descritiva? Comparativa? Exploratória? Documental? Histórica? Estudo de caso?; Fontes da pesquisa – bibliografia, pessoas-operadores, documentos, leis, doutrinas; Coleta de dados – esclarecer como, quando e onde você buscará os dados da parte específica da sua pesquisa; Análise dos dados – dizer como procederá para analisar os dados que obtiver na parte específica da sua pesquisa).
7) Referências:
Listar todas as obras lidas para fazer sua pesquisa, respeitando as normas da ABNT.
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
Trabalho realizado em 2008 - Coléio Santa Teresinha - 3º ANO
Título: Excesso de agrotóxicos
Dados: Gabriela Ostjen e Leticia Petry Turma: 302 Professor: Tiago E.
Problema: Qual a influência do uso excessivo de agrotóxicos na agricultura?
Objetivo: identificar as conseqüências ocasionadas pelo uso excessivo de agrotóxicos e o não uso desses, na produção de frutas, verduras e legumes. Dessa forma, enfatizando que além de malefícios podem trazer também benefícios.
Hipóteses:
- O uso intenso de agrotóxicos provoca à degradação dos recursos naturais como o solo, a água, a flora e a fauna, acarretando muitas vezes desequilíbrios biológicos e ecológicos.
- O solo contaminado, geralmente é deixado de lado, pois fica pobre em nutrientes. Isso faz com que os produtores procurem outro pedaço de terra e acabem, inconscientemente, degradando cada vez mais o meio ambiente.
- A agricultura orgânica não utiliza aditivos químicos, fertilizantes, nem pesticidas para aumentar a produção, pois estes produtos além de agredirem o solo, prejudicam a vida animal, causando danos à saúde de quem planta e de quem consome.
- Tudo que é em excesso não é bom, portanto os agrotóxicos servem necessariamente para exterminar com os fungos e bactérias. Os produtores abusam do uso destes, que servem principalmente para a “estética” da fruta, mas não permitem que esta se desenvolva naturalmente e sem contaminação.
- As frutas, verduras e legumes são muito indicados pelos médicos, nutricionistas, para que haja uma alimentação saudável e para que previnam algumas doenças. Mas estes alimentos contaminados podem provocar doenças aos consumidores, devido ao excesso de produtos químicos.
Procedimentos: Em um primeiro momento, serão realizadas pesquisas, que terão como embasamento as revistas, internet e outros meios. Em um segundo momento, será realizado uma entrevista com um agrônomo da EMATER, o qual discorreremos sobre o excesso de agrotóxicos nos alimentos. Já em um terceiro momento, faremos uma comparação entre as ‘plantas’ produzidas com o uso excessivo de agrotóxicos e as mesmas sem o uso. A partir dos dados obtidos até então, montaremos um quadro comparativo entre os benefícios e malefícios dos agrotóxicos, obtidos nas plantas produzidas nesse período, para informar a comunidade em geral.
Referências:
1) MARQUES, Maria Nogueira; COTRIM, Marycel Barbosa; PIRES, Maria Aparecida Faustino. Avaliação do impacto da agricultura em áreas de proteção ambiental, pertencentes a bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape, São Paulo. Química Nova, Volume 30, nº 5, 1171 – 1178, 2007.
2) Experiências sobre o solo. Química Nova na Escola, nº 8, Novembro 1998.
Título: Excesso de agrotóxicos
Dados: Gabriela Ostjen e Leticia Petry Turma: 302 Professor: Tiago E.
Problema: Qual a influência do uso excessivo de agrotóxicos na agricultura?
Objetivo: identificar as conseqüências ocasionadas pelo uso excessivo de agrotóxicos e o não uso desses, na produção de frutas, verduras e legumes. Dessa forma, enfatizando que além de malefícios podem trazer também benefícios.
Hipóteses:
- O uso intenso de agrotóxicos provoca à degradação dos recursos naturais como o solo, a água, a flora e a fauna, acarretando muitas vezes desequilíbrios biológicos e ecológicos.
- O solo contaminado, geralmente é deixado de lado, pois fica pobre em nutrientes. Isso faz com que os produtores procurem outro pedaço de terra e acabem, inconscientemente, degradando cada vez mais o meio ambiente.
- A agricultura orgânica não utiliza aditivos químicos, fertilizantes, nem pesticidas para aumentar a produção, pois estes produtos além de agredirem o solo, prejudicam a vida animal, causando danos à saúde de quem planta e de quem consome.
- Tudo que é em excesso não é bom, portanto os agrotóxicos servem necessariamente para exterminar com os fungos e bactérias. Os produtores abusam do uso destes, que servem principalmente para a “estética” da fruta, mas não permitem que esta se desenvolva naturalmente e sem contaminação.
- As frutas, verduras e legumes são muito indicados pelos médicos, nutricionistas, para que haja uma alimentação saudável e para que previnam algumas doenças. Mas estes alimentos contaminados podem provocar doenças aos consumidores, devido ao excesso de produtos químicos.
Procedimentos: Em um primeiro momento, serão realizadas pesquisas, que terão como embasamento as revistas, internet e outros meios. Em um segundo momento, será realizado uma entrevista com um agrônomo da EMATER, o qual discorreremos sobre o excesso de agrotóxicos nos alimentos. Já em um terceiro momento, faremos uma comparação entre as ‘plantas’ produzidas com o uso excessivo de agrotóxicos e as mesmas sem o uso. A partir dos dados obtidos até então, montaremos um quadro comparativo entre os benefícios e malefícios dos agrotóxicos, obtidos nas plantas produzidas nesse período, para informar a comunidade em geral.
Referências:
1) MARQUES, Maria Nogueira; COTRIM, Marycel Barbosa; PIRES, Maria Aparecida Faustino. Avaliação do impacto da agricultura em áreas de proteção ambiental, pertencentes a bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape, São Paulo. Química Nova, Volume 30, nº 5, 1171 – 1178, 2007.
2) Experiências sobre o solo. Química Nova na Escola, nº 8, Novembro 1998.
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
Sor
As hipóteses podem ser em forma de perguntas?
As hipóteses podem ser em forma de perguntas?
ana x)- membro
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 31
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
O soor
As hipóteses podem ser em forma de perguntas?
ha ha
As hipóteses podem ser em forma de perguntas?
ha ha
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
KICHLER escreveu:O soor
As hipóteses podem ser em forma de perguntas?
ha ha
não as hipóteses são afirmações de possíveis soluções para o (s) problema (s)
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
soor, tu não vai por um exemplo do modelo do segundo trimestre? ta complicada a coisa aqui
Michely David- membro
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 31
Localização : Taquara / RS
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
Michely David escreveu:soor, tu não vai por um exemplo do modelo do segundo trimestre? ta complicada a coisa aqui
já foi postado na parte de avisos da uma olhadinha lá
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
Sor, afinal, é pra indicar as páginas quando a pesquisa for feita em livros, revistas e artigos, ou apenas a edição/editora e o ano?
No projeto do 2º trimstre, é claro
No projeto do 2º trimstre, é claro
Jess Reinaldo- membro
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/03/2009
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
AH, sor, me lembrei de algo que precisava perguntar.
Um amigo meu fez um comentário sobre a Teoria do Caos (assunto do meu trabalho).
Como insiro no meu trabalho?
O comentario completo ou algumas citações, apenas?
Um amigo meu fez um comentário sobre a Teoria do Caos (assunto do meu trabalho).
Como insiro no meu trabalho?
O comentario completo ou algumas citações, apenas?
Jess Reinaldo- membro
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/03/2009
Re: MODELO DE PROJETO (1º TRIMESTRE - 2009)
Jess Reinaldo escreveu:AH, sor, me lembrei de algo que precisava perguntar.
Um amigo meu fez um comentário sobre a Teoria do Caos (assunto do meu trabalho).
Como insiro no meu trabalho?
O comentario completo ou algumas citações, apenas?
olha poderia colocar como uma citação, mas seria melhor conseguir colocar tipo um tópico no qual vc colocaria o ponto de vista de leigos.
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